MEDICINA DO TRABALHO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Serviços de

MEDICINA DO TRABALHO EM SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

A medicina do trabalho é uma especialidade que cuida da prevenção de doenças ocupacionais bem como dos riscos ambientais no trabalho. Também conhecida como medicina ocupacional, a medicina do trabalho é uma especialidade médica responsável por lidar com a prevenção de doenças no meio profissional e por implementar ações relacionadas aos riscos no ambiente de trabalho. Está intrinsecamente relacionada a normas governamentais que as empresas devem cumprir no que se refere à saúde do trabalhador.

A saúde ocupacional tem como finalidade incentivar e manter o nível de bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas as profissões, prevenir todo o prejuízo causado à saúde do trabalhador pelas condições de seu trabalho e protegê-los em seu serviço contra os riscos resultantes da presença de agentes nocivos à sua saúde. Em resumo, a medicina ocupacional tem como objetivo adaptar o trabalho ao homem e cada homem ao seu trabalho.

A área de medicina do trabalho é considerada o fruto de todo o processo de humanização do trabalho. A medicina ocupacional é uma das vertentes do Direito do Trabalho. A medicina do trabalho também dispõe sobre os exames médicos preventivos bem como as principais doenças ocupacionais que afetam os trabalhadores.

A empresa que tem a presença da medicina do trabalho representa bem mais do que cumprir o disposto nas leis trabalhistas. Com a medicina ocupacional, a empresa evita o afastamento de funcionários devido a problemas de saúde, além dos profissionais ficarem mais produtivos e dispostos.

Cabe aos órgãos públicos, nas três esferas, a fiscalização e a promoção da melhoria das condições de trabalho em todos os ramos de atividade para garantir a saúde ocupacional de todos os trabalhadores. A medicina ocupacional tem a obrigatoriedade de realizar avaliações periódicas desde a contratação do trabalhador, a fim de acompanhar a saúde do mesmo e principalmente prevenir doenças e acidentes decorrentes da atividade profissional, garantindo assim a saúde no trabalho.

Com todas essas funções, o profissional da área de medicina do trabalho deve ter excelente formação em Clínica Médica, além do conhecimento específico das áreas da saúde pública e suas aplicações no ambiente de trabalho, levando em conta aspectos regionais, sociais, interpessoais e tecnológicos, a fim de prestar o melhor atendimento à empresa e aos colaboradores no âmbito da saúde no trabalho.

Como parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas harmonizado com o disposto nas NRs, desenvolve-se o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO, com o objetivo de proteger e preservar a saúde do trabalhador em relação aos riscos ocupacionais, conforme avaliação de riscos do Programa de Gerenciamento de Risco – PGR da organização.
 

Em atendimento ao evento S-2220 do e-Social, Monitoramento da Saúde do Trabalhador, onde entram todas as informações referentes aos ASOs dos trabalhadores, desde suas avaliações clínicas, além de exames complementares, a Qualiseg oferece serviços de exames clínicos e complementares na área de medicina do trabalho tais como:

Audiometria;
Espirometria;
Exames clínicos;
Exames laboratoriais;
Eletrocardiograma (ECG);
Eletroencefalograma (EEG);
Teste Psicológico;
Raio – X;
Elaboração de Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO).

A medicina do trabalho deve ser entendida como a arte de estudar, prevenir e tratar as doenças que se originam do trabalho, utilizando os alicerces técnico-científicos da Medicina, em suas aplicações pessoais e coletivas, tendo como ponto de partida as relações recíprocas que ligam os problemas de saúde do trabalhador ao ambiente físico e social no qual trabalham ou convivem.

O médico responsável pela saúde ocupacional de qualquer empresa, seja a pequena, média ou grande, terá que desenvolver seus próprios modelos de medicina do trabalho, acompanhando os critérios estabelecidos na legislação, com a necessária flexibilidade de ação e independência de procedimentos se quiser ser realmente útil ao desenvolvimento nacional.

As normas da medicina do trabalho estão presentes na CLT. Se fosse possível realmente colocar em prática tudo o que está em lei sobre medicina do trabalho, certamente teríamos um outro nível na qualidade dos ambientes de trabalho nas empresas. Cabe ao médico do trabalho seguir as normas e indicar para as empresas a sua obrigatoriedade.

A medicina do trabalho normalmente está envolvida com os conceitos e ferramentas utilizados na saúde pública. Em razão disso, o profissional que deseja exercer a medicina do trabalho deve ter um domínio de tais elementos, bem como da prática em Clínica Médica.

A formação também exige que o profissional que atua na área de medicina do trabalho conheça os aspectos políticos, sociológicos, históricos, tecnológicos, demográficos e outros. Além disso, deve-se conhecer as atualizações da medicina ocupacional.

Todos esses fatores são importantes, já que o campo de atuação da medicina do trabalho é bastante amplo, extrapolando o âmbito tradicional.

Missão da Qualiseg

A Missão da Qualiseg – empresa de assessoria na área de medicina do trabalho – é ajudar a preservar a vida e a saúde do trabalhador através de assessoria personalizada e de qualidade em Medicina do Trabalho.

Solicite uma cotação agora mesmo.

Clientes que reconhecem a Qualiseg como
Solução em Segurança e Medicina do Trabalho

qualiseg-mogi

Para atender a sua empresa com eficácia e competência, a QUALISEG atua com profissionais de diversas áreas. Fale conosco pelos canais digitais.

Contato

Dúvidas?

(11) 4727-1178

Email

qualiseg@qualiseg.com.br

Localização

Qualiseg. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Many Marketing