O que é a medicina do trabalho?

A medicina do trabalho é uma especialidade médica voltada exclusivamente à prevenção e tratamento de todas as doenças envolvidas com as atividades profissionais de trabalho.


Sendo assim, o objetivo da medicina do trabalho, em primeiro lugar, é prevenir doenças ocupacionais ou do trabalho, bem como reduzir suas complicações. Descrito como um direito do trabalhador na Constituição e é um dever para qualquer empresa, reduzindo com isso ausências no trabalho, remanejamentos ou até mesmo trocas de funções.

Analise a legislação sobre o tema

No Artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), descreve a obrigatoriedade do empregador, por sua conta, submeter os funcionários à realização de exame médico, no ato da admissão, no ato de demissão, bem como periodicamente, a fim de avaliar a evolução da saúde do colaborador.

Essa medida diz que por meio dos exames, será possível certificar como se encontra o estado de saúde inicial do empregado e se este é apto com o seu trabalho e se ele está, de fato, saudável para iniciar a nova função.

Diante disso e periodicamente, faz-se necessário refazer tais exames com frequência para identificar possíveis doenças ocupacionais e impedir sua evolução e também se houver o afastamento do trabalhador por motivos de saúde.

Se o seu questionamento é sobre a sua empresa precisa investir na medicina do trabalho, a resposta é bem simples: sim! Todas as empresas e instituições do Estado são obrigadas a cumprir a legislação. Para assim garantir a vigilância de saúde para todos os seus funcionários, principalmente se existem trabalhadores em áreas de risco com mais de 50 anos.

Como a QUALISEG pode te ajudar?

Há 25 anos na Região de Mogi das Cruzes a QUALISEG é a  mais moderna e completa empresa de assessoria na área de medicina do trabalho. A QUALISEG, uma das poucas empresas da área com registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), foi criada para atender os reclames das empresas que necessitam de uma assessoria eficaz e competente, com profissionais do mais alto nível e qualificação. 

Com advento das normas “ISO” e as alterações das NRs 7, 9, 13 e 18, da portaria 3.214 de 08 de junho de 1978, essa necessidade aumentou consideravelmente, não só para atender as obrigações legais, como para melhorar as condições de trabalho dos seus colaboradores, objetivando QUALIDADE DE VIDA e de serviços. 

A QUALISEG dispõe dos mais modernos equipamentos de avaliação ambiental e de profissionais competentes que, além de experientes, gostam daquilo que fazem. Para atender a sua empresa, com eficácia e competência, a QUALISEG põe a disposição os seguintes profissionais:

  • MÉDICOS DO TRABALHO
  • FONOAUDIÓLOGOS
  • PSICÓLOGOS

 

Veja alguns exemplos de exames médicos/ medicina do trabalho oferecidos pela QUALISEG:

 

  • Elaboração e execução do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO (NR-7).
  • Exames Audiométricos tonais ( via óssea e via aérea ). Tais exames podem ser realizados em nossa sede ou na empresa contratante.
  • Exames Clínicos e emissão de Atestado de Saúde Ocupacional – ASO.
  • Exames laboratoriais toxicológicos com encaminhamento para laboratórios especializados.

A importância estratégica de investir na saúde do trabalhador

Um ambiente melhor e mais produtivo

Funcionários mais saudáveis, física e psicologicamente, trabalham com mais tranquilidade e motivação. Uma empresa que se preocupa em oferecer um ambiente saudável é uma empresa com um ambiente agradável, seguro.

É importante lembrar que os melhores profissionais hoje avaliam também essa questão antes de aceitar um novo emprego. Tudo isso resulta em mais produtividade. E produtividade sempre o melhor para e empresa.

Menos acidentes e doenças

Adotando medidas para garantir e preservar  a saúde dos funcionários, a empresa acaba com o número de acidentes e doenças diretamente relacionadas ao trabalho, afastamentos e licenças se tornam cada vez menores. E isso tem uma série de vantagens. Entre as principais estão o menor risco de indenizações por acidentes e a redução do absenteísmo. Com menos acidentes e funcionários saudáveis, as faltas caem, a produtividade aumenta, a rotatividade diminui.

Menos custos para a empresa

A redução das faltas por doenças, das substituições por trabalhadores temporários, a queda na taxa de turnover, que mede a rotatividade de funcionários, entre outros fatores, diminuem consideravelmente os custos da empresa.

Sem conflitos com a legislação

A empresa deve, segundo a lei: cumprir e fazer cumprir as normas de segurança e medicina do trabalho; instruir os empregados, por meio de ordens de serviço, quanto às precauções a tomar no sentido de evitar acidentes do trabalho ou doenças ocupacionais; adotar as medidas que lhes sejam determinadas pelo órgão regional competente; facilitar o exercício da fiscalização pela autoridade competente.

Por isso, é preciso garantir que, durante as inspeções dos órgãos competentes, tudo esteja nos conformes.

A saúde do trabalhador é um valor para a empresa!

 

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